Aprenda a descansar

Esse foi o meu grande desafio do ano passado, quando estava me curando depois de ter diversas crises de ansiedade. Nos cursos e lives que faço falando sobre o meu trabalho e sobre empreender, muitas pessoas perguntam se eu durmo, como eu consigo ter tempo pra tudo etc. Como eu e Dryelle, do Mundo Bailarinistico comentamos na live de encerramento da #SemanadaBailarinaCriativa: é possível dormir sim! Não só possível, é fundamental.

Como boa taurina (Lua e ascendente), sem dormir e me alimentar, eu não consigo criar! rs Mas isso requer disciplina e autocuidado. A gente precisa se colocar em primeiro lugar, sabe? E eu demorei para aprender isso. Ainda hoje, se eu me deixar no piloto automático, trabalho 12h por dia. Por isso, faço questão de cuidar do meu sono e consigo dormir entre 7 e 8 horas por noite. Não trabalho feriado e nem aos domingos – a não ser que não tenha outra opção e que valha a pena (como foi essa semana ). Aos sábados, só faço coisas para o meia ponta, não pego em projetos de clientes. De segunda a sexta, eu busco parar religiosamente às 18h com os clientes e, se consigo liberar antes, eu deito, vejo um filme, medito, leio um livro…

É tudo questão de equilibrar. Empreender é saber controlar e equilibrar sua rotina, ou ela te engole. Você vai ter menos férias, menos sábados e vai sim, trabalhar em eventuais domingos e feriados. Mas aprendendo a pausar, a descansar, a saber a hora de parar pra ir pro ballet, por exemplo, vai funcionar e vai valer a pena.

Busco me livrar da culpa. Até porque, a mente quase não pára e tem dias que projetos como @aurorafairytale e @bailarinasdalua me levam até as 22h! É tudo questão de equilibrar. Empreender é saber controlar e equilibrar sua rotina, ou ela te engole. Você vai ter menos férias, menos sábados e vai sim, trabalhar em eventuais domingos e feriados. Mas aprendendo a pausar, a descansar, a saber a hora de parar pra ir pro ballet, por exemplo, vai funcionar e vai valer a pena. Eu trabalho bastante, mas me RECUSO a aceitar essa cultura do empreendedorismo de excessos e burn outs. Cuidem-se.